A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em parceria com o campus avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoveu nesta quarta-feira (13/05) a distribuição de 5 mil litros de álcool 70% glicerinado para as 26 cidades associadas. Produto essencial para prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo explicou o presidente da Amuvi e prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, para o desenvolvimento da ação a entidade foi procurada pela universidade. “Era um momento crítico, onde havia muita procura e dificuldade de encontrarmos este produto e quando se achava o preço era fora da realidade. Agora o mercado está voltando à normalidade, mas achei uma iniciativa muito positiva em benefício da saúde e por isso aderimos de imediato”, assina-la washington.

Para a produção do produto, a Amuvi investiu cerca de R$22 mil na aquisição do álcool 100%, dos galões e dos rótulos. “A universidade, por sua vez, entrou com o laboratório e a parte técnica de produção”, relata o presidente da associação de municípios.

No total foram produzidos 7 mil litros, uma parte a UFPR está direcionando para entidades da área da Amuvi, como Apaes, asilos, entre outras instituições de cunho social. A parceria também prevê a fabricação de 3.625 máscaras protetoras faciais para profissionais de saúde dos municípios associados. “Um investimento de mais R$10 mil, onde fornecemos o material e a universidade entra com a fabricação deste equipamento de proteção muito importante para quem está na linha de frente de combate ao vírus”, disse o presidente da Amuvi, Washington Luiz da Silva.