Os prefeitos que compõem a AMUVI (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) se reuniram a portas fechadas em Apucarana nesta quinta-feira (15). O encontro, que contou com a presença do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Edimar Santos, abordou questões técnicas e outros temas importantes.
Um dos assuntos que dominou a pauta foi a queda na arrecadação, uma preocupação que tem sido debatida desde a mobilização municipalista ocorrida em agosto de 2023, convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
De acordo com o presidente da AMUVI, Lauro Junior, de Jandaia do Sul, a situação financeira dos municípios do Vale do Ivaí é crítica. “Estamos enfrentando uma crise sem precedentes, que está impactando diretamente na prestação de serviços essenciais à população”, disse.
Durante a reunião, os prefeitos receberam uma mensagem do presidente da AMP, Edimar Santos, que os convocou para um próximo evento em Brasília, marcado para o início de outubro. O objetivo do encontro é discutir com o governo federal medidas para minimizar os efeitos da crise financeira.
Além das discussões relacionadas à crise, a reunião também abordou a realização de eventos regionais. Foi anunciada a realização de uma Copa de Futebol Suíço da AMUVI, na qual cada município deverá inscrever uma equipe. Outra atividade planejada é a Feira do Empreendedorismo da AMUVI, com o objetivo de destacar os talentos e potencialidades da região.
A diretora da Associação, Eliana de Oliveira, também abordou a necessidade de elevar o valor da mensalidade que os 26 municípios pagam para a AMUVI. No entanto, devido às dificuldades atuais, essa questão deve ser adiada para 2024.
Ao final do encontro, o presidente agradeceu a todos os participantes e anunciou a pré-agenda para a próxima reunião.